Sinopse da Obra
Seis famílias receberam a missão de ocupar uma grande extensão de campo no Pampa gaúcho que depois viria a se chamar Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, a fim de povoar e defender o território brasileiro contra os invasores estrangeiros, no caso, uruguaios e argentinos. São elas: Ávila, Moreira, Trindade, Ribeiro, Fernandes e Correia de Paiva.
Nessa região de fronteira, historicamente marcada pelas guerras e revoluções e pelas califórnias – invasões de piquetes (grupos de 8 a 10 homens), que saqueavam e roubavam cavalos nas estâncias – as famílias permaneceram com uma economia de subsistência ligada fundamentalmente à pecuária, enfrentando o isolamento das guerras impostas pelo Império e pela República, sem nunca abrir mão da nacionalidade.
Passados os anos, uma série de fatores sociais, econômicos e culturais acelerou o êxodo rural. O clima, com o inverno rigoroso e o verão de secas desoladoras, também contribuiu para aquele fenômeno social. Sem estradas e comunicações, as famílias se viram obrigadas a migrar do Cerro Chato para a zona urbana. A mão de obra para a lida de campo fica escassa.
Um dos resultados mais tristes foi que, por muitos anos, o produtor rural se viu abandonado à própria sorte, e esteve sujeito a todo tipo de ameaça a sua integridade, a de sua família e de seu patrimônio. Somente com a chegada da luz elétrica, através do programa Luz para Todos, o morador regional se fixou no campo novamente.
E, a cada dia, mais pessoas voltam a viver e investir em suas propriedades naquela região da Campanha. A instalação de parques eólicos e a viabilização dos projetos nesse setor energético, que irão tornar a região o maior polo eólico da América Latina, já estão rendendo frutos. O otimismo está estampado no rosto dos moradores e percebe-se também que novos costumes foram incorporados ao dia a dia nas estâncias, sem perder de vista o tradicionalismo e suas peculiaridades. É outro modo de pensar o desenvolvimento regional, agora, baseado em práticas sustentáveis, tendo em vista a preservação do meio ambiente.
